quarta-feira, 9 de abril de 2014

Iogurte Vegano com Frutas

Bom, eu não sei vocês, mas eu adoro iogurte. Batido com frutas ou apenas com pedaços de frutas, fica maravilhoso no café da manhã.





Ingredientes

½ litro de leite de soja sem sabor
3-4 colheres de sopa de linhaça
suco de 1/2 limão ou cultura de bactérias
1/4 de xícara de água
Mirtilo (Blueberry)  p/ decorar
Framboesa p/decorar
Amora p/ decorar
Açúcar a gosto

Nota:
·   O leite de soja é o único leite vegetal rico em proteínas (8g/100ml). Consequentemente, ele é o único leite que vai coalhar do jeito que queremos. Você pode usar outros leites como de Aveia, que também tem alguma proteína (4g/100ml). Ou até mistura-los.
·   O Iogurte por definição é leite fermentado. E, para iniciar essa reação é necessário a adição de bactérias ou um reagente acido para separar a água do leite vegetal.  É possível achar em lojas de produtos naturais, uma cultura de bactérias para produtos Veganos. Normalmente é importado.

Modo de Preparo

Numa xícara com ¼ de água, coloque a linhaça.
Após 15 minutos coe e adicione ao leite antes de ferver. Essa mistura servirá como espessante, engrossando o iogurte.
Aqueça o leite de soja até que fique morno, mas sem deixar ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Quando a temperatura do leite estiver no ponto em que seu dedo suporte ela, adicione o suco de limão em um pouco de água e em seguida ao leite de soja, misturando sempre enquanto despeja.
Retire da panela e deixe descansar em uma tigela com tampa por cerca de 8-9 horas em local quente (dentro forno – desligado). Quanto mais tempo mais grosso e mais ácido fica o iogurte.
Após o descanso, coloque o iogurte em uma peneira sobre uma tigela e passe com uma faca, como se estivesse cortando o iogurte para minar e escoar a água. Deixe assim por uns 20 minutos.
Coloque em pequenos recipientes e misture o que tiver vontade. Aqui eu coloquei um pouco de Mirtilo, Framboesa e Amora para decorar.
Adicione açúcar a gosto.

Nota:
·   Você pode utilizar este iogurte em qualquer receita. Tanto salgadas como doces, da sua preferencia. 
·   Ocasionalmente, é preciso adicionar um pouco de espessante, ou apenas misturar novamente se ocorrer a separação. Mas o gosto é o mesmo. Basta 
    agitar antes de servi-lo.
·   E aproveite o fato de que não há sabores artificiais, cores, conservantes, 
    antibióticos ou hormônios.
  
        Vejam outras receitas em: www.facebook.com/veganoia.receitas.veganas  




Um comentário: